O QUE É PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO?

O QUE É PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO?

O pré-natal odontológico consiste na assistência e no controle da saúde bucal da futura mamãe e na orientação de medidas preventivas para a manutenção da saúde do bebê. Durante a gravidez, ocorrem alterações hormonais que podem aumentar os sinais de uma inflamação já existente na gengiva. A ação de bactérias provoca essa inflamação, podendo liberar na corrente sanguínea toxinas que podem alcançar a placenta e estimular o parto prematuro. Além disso, as alterações hormonais podem elevar o risco de cárie da gestante, modificando o pH da saliva. Ao mesmo tempo a gestante adapta sua rotina alimentar e pode passar a ingerir pequenas quantidades de alimentos diversas vezes ao dia, o que nem sempre resulta em um número aumentado de escovação. A cárie é uma doença contagiosa, sendo considerada um fator de risco ao desenvolvimento da criança. Isso porque pode trazer consigo a dor, que aumenta a produção de hormônios relacionados ao estresse, sendo prejudiciais ao feto. É preciso lembrar que existe uma relação muito grande entre a saúde bucal da mamãe e a saúde geral do bebê.

Com a evolução da Odontologia sabe-se que a prevenção é o fundamento básico do conceito de saúde. Por isso, é de suma importância que a futura mamãe procure a Odontopediatra ainda no primeiro trimestre de gestação para que seja dado início ao seu programa de pré-natal odontológico. Estabelece-se a frequência das consultas de acordo com a necessidade individual de cada gestante, podendo ser mensais ou trimestrais. Nas consultas, as mamães receberão instruções sobre escovação e uso do fio dental e será realizada a profilaxia profissional com aplicação tópica de flúor, para eliminar a placa bacteriana.A odontologia fornece condição segura de atendimento em qualquer fase da gestação (desde que sejam seguidos todos os protocolos de segurança, principalmente em relação ao uso de anestésicos e tomadas radiográficas), sendo o segundo trimestre o melhor período para se fazer algum tratamento odontológico invasivo, quando necessário.Além disso, durante o pré-natal odontológico, as gestantes serão orientadas sobre o aleitamento materno, uso de chupetas e mamadeiras e cuidados especiais com a higiene bucal do bebê desde seu nascimento. Com isso, a futura mamãe terá maior preparo, segurança e tranquilidade para receber seu bebê da melhor maneira.

A ORTHOi está preparada para realizar o pré-natal Odontológico de todas as mamães e bebês!

Profa Dra Aletéia Fernandes, Odontologia para Bebês, Mestrado e Doutorado em Odontologia Restauradora UNESP SJC/Universität Regensburg Alemanha.

IMG_49692-300x200

2018-01-30T12:18:27+00:00 Odontopediatria|