Dor, quebra ou perda do aparelho

Dor, quebra ou perda do aparelho 2014-11-20T14:20:19+00:00

O que fazer em caso de:

Dor nos dentes
Um certo nível de dor durante o tratamento ortodôntico é normal e o resultado da força aplicada nos dentes para poder move-los. Você deve esperar algum desconforto por alguns dias após a colagem dos aparelhos e depois de cada visita de ativação. Evite comer comidas duras e mastigue cuidadosamente. Se necessário, você também pode tomar algum analgésico para aliviar a dor.

IMPORTANTE: se dor persistir por mais de poucos dias, ligue para o seu ortodontista e marque uma consulta.

Dor na Gengiva
Dor na gengiva durante o tratamento ortodôntico é normal. Pode ser causada pelo acumulo de restos de alimentos entre os dentes ou entre o dente e o aparelho. Bocheche com água com sal ou enxaguatório e use fio dental. Escove os dentes e a gengiva gentilmente com uma escova macia (veja a sessão sobre higiene oral). IMPORTANTE: se dor persistir por mais de poucos dias, ligue para o seu ortodontista e marque uma consulta.

ATM – Articulação Temporo Mandibular
Algumas pessoas podem sentir alguma dor ou cliques durante o tratamento na articulação temporo mandibular ou ATM (articulação logo a frente do ouvido). Isto também pode acontecer em pessoas mesmo que não estejam em tratamento. Durante o tratamento ortodôntico, seus dentes e a mandíbula movem-se para um posicionamento melhor e esta dor deve desaparecer completamente com o tempo.

IMPORTANTE: se a dor persistir por mais de poucos dias, ligue para o seu ortodontista e marque uma consulta.

Irritações

Irritação nos Lábios
Os brackets normalmente irritam os lábios no começo do tratamento, antes que o paciente se acostume com a presença deles.

Os lábios ficam ressecados e algumas vezes começam a rachar. Aplique um lubrificante ou hidratante para lábios, com ou sem anti-inflamatório, e coloque cera no aparelho para proteger os lábios dos cantos do bracket e dos arcos.

IMPORTANTE: se irritação persistir por mais de poucos dias e a cera não ajudar, ligue para o seu ortodontista e marque uma consulta.

Irritação na bochecha

Brackets, arco extra-orais e todos os tipos de aparelhos removíveis e para colagem podem ocasionalmente irritar a parte de dentro das bochechas, especialmente quando você está dormindo e com suas bochechas em contato com o aparelho. Arcos que se estendem após as bandas na parte posterior do aparelho podem espetar sua bochecha.

Para proteger o tecido mole da boca e ajudar a cicatrizar, coloque cera no aparelho na parte em contato com a parte irritada.

IMPORTANTE: se irritação persistir por mais de poucos dias e a cera não ajudar, ligue para o seu ortodontista e marque uma consulta.

Irritação na Língua
Se os brackets estão colados na parte de dentro dos dentes, eles podem irritar a língua nas primeiras semanas. Coloque cera no aparelho para proteger a língua.

IMPORTANTE: se irritação persistir por mais de poucos dias e a cera não ajudar, ligue para o seu ortodontista e marque uma consulta.

Aparelhos soltos ou perdidos

Bandas e aparelhos colados

Aparelhos colados aos dentes ou mesmo bandas soltas podem causar algum desconforto, mas desde que não esteja machucando não existe nenhum risco, guarde e entregue ao ortodontista caso alguma peça saia da boca. Se o arco ou a banda estiver espetando a bochecha ou a língua procure o ortodontista imediatamente. NUNCA tente cortar o arco com algum instrumento não esterilizado.

Brackets
Na maior parte das vezes, o bracket vai continuar ligado ao arco. Se um bracket fica girando ao redor do arco e começar a irritar os tecidos ao redor, tente girá-lo de volta.

Comunique seu ortodontista na próxima consulta ou entre em contato com o mesmo para orientações.

Perda do Aparelho

No caso da perda do aparelho entre em contato com o ortodontista para orientação e marque uma consulta imediatamente.

Aparelhos móveis

Algumas vezes os aparelhos móveis não podem mais se segurar em posição, pois as molas que as mantinham em posição perderam sua efetividade e necessitam ser ativadas novamente pelos ortodontistas. Comunique o ocorrido na próxima consulta.

Caso o aparelho esteja impossibilitado do uso, marque uma nova consulta com o ortodontista ou entre em contato.

Arco extra oral
Se o arco extra oral fica caindo durante a noite ou causa algum outro problema, chame o seu ortodontista e peça instruções.

IMPORTANTE: se os aparelhos soltos começarem a machucar a gengiva, tente colocar cera para proteger o local irritado. Contate o ortodontista para marcar uma consulta.

Outras informações importantes

Como usar a cera protetora da gengiva

Arcos soltos ou quebrados, ou ganchos, ou vários outros aparelhos podem causar irritação da gengiva. Para prevenir a irritação, use a cera.

Pegue uma pequena porção dela e coloque diretamente na parte do aparelho que esta machucando. Aperte gentilmente com seu dedo até que a cera envolva a parte irritante.

Você deve continuar escovando o dente e o aparelho mesmo que você esteja com cera na boca.

Lembre-se que a cera pode ser aplicada tantas vezes quanto necessário. Não se preocupe se engoli-la.

Caso engolir o aparelho

Se você engolir uma parte do aparelho, como um bracket ou elástico, ele nor-malmente irá passar por todo o seu sistema digestivo sem maiores complicações.

Entretanto, se você tiver dificuldades em respirar, você deve procurar ajuda de um médico o quanto antes e entrar em contato com o ortodontista imediatamente.

Gengiva inflamada

Se a higiene oral não for realizada corretamente, as gengivas podem ficar irritadas e começar a sangrar.

Uma escovação e uso do fio dental mais cuidadosa da gengiva, bochechos com água morna com sal ou enxaguatórios normalmente ajudam a levar a gengiva de volta a sua condição saudável.

IMPORTANTE: se irritação persistir por mais de poucos dias, contate seu ortodontista e marque uma consulta.

Movimento dos dentes
Os aparelhos ortodônticos são desenhados de modo a movimentar os dentes em todas as direções. Algumas vezes os dentes vão mover-se em direções que aparentemente são erradas. Seja paciente. Normalmente isto ocorre quando a movimentação apenas começou e a movimentação somente pode ser vista em uma direção. Movimentos indesejados também podem ocorrer quando os brackets soltam, ou quando a a força esta sendo aplicada por tempo superior ao previsto pelo ortodontista (em caso de falta a consultas), ou quando o arco quebrou.

Contate o seu ortodontista se você achar necessário.

Aparecimento de alergias Embora pouco comum, a alergia   metais (como o ní­quel) podem ocorrer com o uso de aparelhos metálicos. Outras vezes poderá ocorrer por reação ao contato com a luva do ortodontista. Se reaçōes alérgicas como dermatites ou aftas em grande quantidade ocorrerem, você deve contatar o ortodontista e pedir instruções.