Clareamento

Clareamento

No mundo moderno, dentes brancos, bem contornados e alinhados estabelecem o padrão de beleza, ao qual a estética facial e o sorriso estão intimamente relacionados. Para isto, há mais de um século o clareamento dental vem sendo utilizado, apresentando grande eficácia no tratamento de manchamentos dentinários.

O agente clareador mais utilizado é o peróxido de hidrogênio. Sua concentração de uso depende da técnica a ser aplicada. No clareamento caseiro supervisionado, o paciente recebe uma moldeira individualizada para sua arcada dental e utiliza pequenas quantidades de peróxido de hidrogênio 10% a 20% por 7 a 20 dias, variando de acordo com o resultado desejado. Já no clareamento realizado em consultório odontológico, utiliza-se o peróxido de hidrogênio 30% a 35% por 40 minutos a 1 hora, realizando em média 2 sessões. O laser pode ser utilizado como um fator complementar que a tiva o gel clareador e potencializa o seu efeito.

Enquanto muitos estudos consideram a utilização de agentes clareadores um procedimento seguro, outros acreditam que o peróxido de hidrogênio possa provocar irritação no tecido pulpar, gerando sensibilidade dentária e ainda, alteração na estrutura de esmalte e dentina. Por isso, o clareamento dental deve ser sempre indicado e realizado por cirurgiões dentistas. Dessa forma, esse profissional da saúde saberá indicar a melhor técnica, produto, concentração e período de utilização mais indicado para cada caso, reduzindo os riscos de efeitos indesejados e alcançando com eficiência o objetivo estético.

A equipe ORTHOi está preparada para cuidar do sorriso de todos os pacientes, sempre combinando estética com saúde.

Profa Dra Aletéia Fernandes, Odontologia para Bebês, Mestrado e Doutorado em Odontologia Restauradora UNESP SJC/Universität Regensburg Alemanha.

IMG_49692-300x200

2018-01-30T12:18:24-03:00 Orthoi|