A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO PARA OS DENTES DO BEBÊ

A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO PARA OS DENTES DO BEBÊ

A amamentação natural, não só por sua função afetiva e nutricional, é fundamental para a saúde geral do bebê. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês e complementada com alimentos sólidos até os 2 anos de vida do bebê.

A amamentação natural permite um bom desenvolvimento dos ossos e músculos da face. Quando o bebê nasce, a maxila e principalmente a mandíbula, necessitam de estímulos para se desenvolver e poder realizar suas funções. Mamar no peito é um exercício complexo, sendo responsável pelo crescimento harmonioso da face e da dentição. O encaixe correto dos dentes é dado pelo equilíbrio de músculos como língua, bochecha e lábios e um desenvolvimento harmônico das bases ósseas que os sustentam.

Com o uso da mamadeira, o exercício da sucção é quase inexistente, e a preferência do bebê pela mamadeira vem da facilidade com a qual ele ganha o leite. Com isso, não existe um crescimento adequado das bases ósseas e do desenvolvimento da musculatura. O bebê aprende a engolir sem sincronia com a respiração, o que pode levar a uma tendência de respiração bucal.

O uso de aparelhos ortodônticos tem sido cada vez mais frequente, na tentativa de corrigir esse desenvolvimento insuficiente das arcadas dentárias pela falta da amamentação. O alinhamento correto dos dentes não é meramente um fator estético, interfere na trituração completa dos alimentos, facilitando a digestão destes, contribui com a fonação além de possibilitar uma higienização bucal mais eficiente.

O pré-natal Odontológico com a Odontopediatra e a consulta do bebê nos primeiros meses de vida auxiliam na orientação da saúde bucal, amamentação e desenvolvimento da face.
A ORTHOi apoia a amamentação natural e está pronta para ajudar todos os bebês a receberem esse gesto de saúde e amor.

 

Profa Dra Aletéia Fernandes, Odontologia para Bebês, Mestrado e Doutorado em Odontologia Restauradora UNESP SJC/Universität Regensburg Alemanha.

IMG_49692-300x200

2018-01-30T12:18:26+00:00 Odontopediatria|