A importância do diário alimentar na odontopediatria

A importância do diário alimentar na odontopediatria

A Odontopediatra tem um papel fundamental no desenvolvimento de bons hábitos na vida da criança e do bebê. A orientação de uma alimentação balanceada, associada à higiene bucal representam fatores que influenciam diretamente no desenvolvimento da cavidade bucal e na instalação da doença cárie.
O diário alimentar apresenta como objetivo estabelecer estratégias e orientações específicas de adequação alimentar da criança, estimulando o consumo de alimentos saudáveis, com baixo teor de açúcar e com horários regrados.
Sabe-se que a cárie é uma doença dependente da presença de placa bacteriana depositada no dente e formada mediante a falta da escovação após a alimentação, em especial quando são ingeridos alimentos ricos em açúcar. Por isso o acompanhamento do diário alimentar permite investigar onde estão ocorrendo os maus hábitos que podem levar o desenvolvimento de cárie e assim corrigi-los.
Em relação ao açúcar, sabe-se que a frequência de ingestão é mais prejudicial aos dentes do que a quantidade. Ou seja, é muito pior uma criança comer em doses pequenas um chocolate ao longo do dia ao invés de uma quantidade maior de uma só vez. Isso acontece porque a cada momento que ingerimos um alimento rico em açúcar, ocorre a liberação de um ácido na cavidade bucal, que é neutralizado pelo nosso próprio organismo através de um sistema de defesa e também pela escovação. Portanto, se comermos um doce de uma só vez, iremos provocar uma única acidez. Da mesma forma, se comermos esse mesmo doce várias vezes, mesmo em quantidades menores, iremos provocar essa acidez várias vezes, deixando os dentes susceptíveis ao desenvolvimento da cárie.
Diversos alimentos que parecem inofensíveis como sucos prontos, leite e pães são ricos em açúcar e portanto extremamente nocivos para a saúde bucal. Sabe-se que os hábitos alimentares da criança são reflexos de toda a família. Por isso é tão importante a conscientização dos pais em relação ao consumo e oferta de alimentos saudáveis.
A equipe ORTHOi está preparada para acompanhar o diário alimentar de todos os bebês e crianças e ajudar os papais e mamães a cuidar da boquinha de seus filhos.
Profa Dra Aletéia Fernandes, Odontologia para Bebês, Mestrado e Doutorado em Odontologia Restauradora UNESP SJC/Universität Regensburg Alemanha.

Profa Dra Aletéia Fernandes, Odontologia para Bebês, Mestrado e Doutorado em Odontologia Restauradora UNESP SJC/Universität Regensburg Alemanha.

IMG_49692-300x200

2018-01-30T12:18:25+00:00 Orthoi|