Como escolher uma escova de dente?

Como escolher uma escova de dente?

Atualmente no mercado, há uma grande variedade de escovas de dente, com diferentes formatos, tamanhos e tipos de cerdas, o que deixa o consumidor extremamente confuso. O post de hoje tem a função de dar dicas aos pacientes, na hora de escolher a melhor escova.

Ao ecolher uma escova de dente, precisamos primeiro avaliar suas cerdas, já que a textura e qualidade das cerdas são muito importantes para evitar danos à gengiva e ao dente. Sabe-se que escovas com cerdas médias e duras podem gerar um desgaste da superfície dental e aparecimento de retrações gengivais. Por isso, é importante que a escova tenha sempre cerdas macias e arredondadas.

Uma escova de dente deve ser capaz de atingir e limpar eficientemente todas as áreas dos dentes, ou seja, precisa alcançar todos os dentes e suas faces. Para isso, é necessário que tenha a cabeça pequena. Escovas com cabeças grande geralmente impedem a limpeza da região posterior da boca, principalmente na região superior e atrás do último dente.

É recomendado a troca da escova de dentes a cada 3 meses, uma vez que com o tempo e uso, as cerdas tendem a se deformar. Para alguns pacientes, essa troca acontecerá antes, dependendo do grau de deformação. Por isso precisamos ficar sempre atentos, e lembrar que uma escova desgastada, será ineficiente.

Exitem escovas especiais para pacientes em tratamento ortodôntico, possuindo formato que facilita o encaixe nos brackets do aparelho, removendo a placa tanto dos dentes como do aparelho. Essas escovas são conhecidas como unitufo ou bitufo e têm a função de complementar a limpeza da escova tradicional.

De uma forma geral, as escovas elétricas oferecem uma menor eficiência do que a escova manual, sendo indicada especialmente para pacientes com dificuldades motoras, idosos e crianças com o intuito motivacional.

A escolha correta de uma escova de dente é tão importante quanto escovar corretamente os dentes. Lembrando que uma escovação eficiente, inclui o uso de fio-dental.

A equipe ORTHOi está sempre à disposição para esclarecer as dúvidas de todos os pacientes. Visite seu Cirurgião-Dentista regularmente para garantir sua saúde bucal!

Profa Dra Aletéia Fernandes, Odontologia para Bebês, Mestrado e Doutorado em Odontologia Restauradora UNESP SJC/Universität Regensburg Alemanha.

IMG_49692-300x200

2018-01-30T12:18:23+00:00 Curiosidades, Orthoi, Ortodontia|