CUIDADOS ODONTOLÓGICOS PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

CUIDADOS ODONTOLÓGICOS PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

A manutenção da saúde bucal depende de visitas periódicas ao dentista, mas nem sempre essa situação é confortável para crianças e adolescentes, ainda mais quando são portadores de necessidades especiais. Para proporcionar um atendimento mais confortável e seguro, os procedimentos odontológicos devem ser realizados por uma Odontopediatra especializada neste tipo de paciente, uma vez que a abordagem e o relacionamento da profissional com as crianças requerem atenção especial.

A primeira visita de uma criança a Odontopediatra é normalmente cercada de curiosidade, tensão e medo. Nesse ponto, a criança especial não difere das outras crianças. Ela também se sente curiosa e insegura, e por esse motivo o apoio dos pais é de extrema importância. A função da Odontopediatra não é apenas cuidar da saúde bucal das crianças, ela deve criar um vínculo, estabelecer uma relação de confiança e usar de artefatos para conseguir um bom condicionamento,  parte fundamental para o sucesso do tratamento. Normalmente, o processo de condicionamento de crianças portadoras de necessidades especiais exige mais tempo, cautela e paciência.

O acompanhamento da Odontopediatra e do Ortodontista desde os primeiros anos das crianças especiais é de grande importância, uma vez que diversas síndromes e doenças neuropsicomotoras estão associadas ao mau desenvolvimento dos ossos da face, boca, de dentes e certo grau de dificuldade motora. Assim, quando tratadas desde novas, com o uso de aparelhos ortopédicos funcionais, ajustes dentários, massagens faciais, dentre outras técnicas ortopédicas, é possível criar estímulos neurológicos que estimulam o desenvolvimento de todo o sistema estomatognático (músculos, ossos e articulações) de forma correta. Além disso, as disfunções motoras acarretam em uma má higienização bucal. Por isso, pais e crianças devem ser treinados a fazer uma escovação de forma rotineira e utilizando técnicas corretas e eficientes. A realização de profilaxia profissional e aplicação tópica de flúor é fundamental para o desenvolvimento e manutenção da saúde bucal em todas as crianças.

Para que o tratamento odontológico em crianças ou adolescentes com necessidades especiais seja estabelecido, é necessário avaliar criteriosamente as condições de ordem geral, comportamental e bucal de cada indivíduo, estabelecendo-se assim um plano de tratamento considerando as particularidades e limitações de cada caso. Para o sucesso do atendimento odontológico é indispensável que seja estabelecido um vínculo entre profissional, paciente e família. Em pacientes com necessidades especiais, a Odontopediatra e toda sua equipe não recebe somente o paciente, mas toda uma família especial e esse relacionamento deverá ser considerado e trabalhado. A ORTHOi está preparada para receber todas as crianças e famílias. Para nós, cada paciente é especial e será atendido como tal.

Profa Dra Aletéia Fernandes, Odontologia para Bebês, Mestrado e Doutorado em Odontologia Restauradora UNESP SJC/Universität Regensburg Alemanha.

IMG_49692-300x200

2018-01-30T12:18:26+00:00 Odontopediatria|