Medo de ir ao Dentista

Medo de ir ao Dentista

A primeira consulta do bebê ou criança ao consultório odontológico é sempre um desafio. O medo e a insegurança normalmente tomam conta dos papais e mamães, que muitas vezes adiam esse momento por receio de não ser uma boa experiência para seus filhos.

A verdade é que esse momento pode ser muito agradável e representar um marco positivo na vida dos pequenos. Isso vai depender de alguns fatores:

● Procura de um profissional preparado: É fundamental que o primeiro contato do bebê seja com uma Odontopediatra, profissional capacitada para realizar essa função de maneira mais adequada e atraumática.

● Preparo dos papais e mamães: O comportamento dos pais irá refletir o comportamento das crianças. É fundamental que os pais conduzam esse momento de forma positiva, confiando no profissional e sabendo que estão fazendo o melhor para garantir a saúde bucal de seus filhos.

● Idade do bebê: Quanto mais cedo esse contato acontecer, melhor será a aceitabilidade por parte da criança. Recomendamos que a primeira consulta do bebê aconteça por volta dos 4 meses de idade, antes do nascimento dos primeiros dentinhos. Dessa maneira, a ida ao consultório odontológico fará parte da rotina da criança, iniciando o processo de prevenção de saúde bucal.

● Primeira consulta: Um fator extremamente importante é que a primeira consulta do bebê ao consultório odontológico não seja relacionado à uma experiência dolorosa. O ideal é que na primeira consulta a criança conheça a Odontopediatra, o ambiente e passe por uma experiência agradável, sendo examinada, sem a necessidade de realizar procedimentos curativos.

● Ambiente: O ambiente de um consultório preparado para receber bebês e crianças é também parte importante nesse processo. O ideal é que a criança se sinta em um ambiente acolhedor, que propiciará a ela, momentos de diversão.

A equipe ORTHOi está preparada para proporcionar uma ótima experiência aos papais e bebês. Estamos esperando vocês!

Profa Dra Aletéia Fernandes, Odontologia para Bebês, Mestrado e Doutorado em Odontologia Restauradora UNESP SJC/Universität Regensburg Alemanha.

2018-01-30T12:18:22+00:00 Odontopediatria|