O que é língua presa?

O que é língua presa?

No dia 20 de junho de 2014, foi sancionada a Lei n°13.002, que traz em seu artigo primeiro: “É obrigatória a realização do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês, em todos os hospitais e maternidades, nas crianças nascidas em suas dependências”. Ou seja, torna obrigatório o teste da linguinha (avaliação do freio lingual dos recém-nascidos). Esse teste é realizado por profissional habilitado, seguindo um protocolo de exame anatomofuncional, a fim de que sejam identificados possíveis distúrbios posturais e funcionais que levem a dificuldades na fala, mastigação, sucção e deglutição da criança.
A lÍngua presa (anquiloglossia), ocorre quando a membrana que fica abaixo da língua (conhecida como freio lingual) é menor do que o normal, impedindo seu funcionamento correto. Quando detecta-se que o bebê apresenta essa alteração, é indicado que se realize procedimentos nesse freio, para permitir o funcionamento adequado da língua.
A Língua presa pode provocar dificuldades na amamentação (até mesmo o desmame precoce), mastigação e deglutição; alterações no desenvolvimento crânio-facial, dificuldade de higienização e alterações na fala (uma vez que a criança pode apresentar dificuldades em pronunciar algumas letras e fonemas, podendo gerar complicações sociais).
A Odontopediatra é a profissional capacitada para diagnosticar e estabelecer a melhor conduta frente a qualquer tipo de alteração na boquinha dos bebês e crianças. Em relação à língua presa, devemos avaliar se o bebê apresenta alguma dificuldade na amamentação e a necessidade de se realizar a frenotomia (pequeno corte no freio lingual). Se o bebê está se alimentando bem, é possível esperar e ver se a língua presa se reverte com o passar do tempo. Em casos mais complexos, pode ocorrer a necessidade de se realizar a frenulectomia (remoção do freio lingual). A intervenção precoce é extremamente vantajosa, uma vez que torna o procedimento mais simples e impede o compromentimento funcional do sistema estomatognático. Por isso, vale a pena ressaltar a grande importância da primeira consulta dos bebês à Odontopediatra, antes mesmo do nascimento dos primeiros dentinhos.
A equipe ORTHOi encontra-se a disposição para oferecer o melhor atendimento a todas crianças e bebês.

Profa Dra Aletéia Fernandes, Odontologia para Bebês, Mestrado e Doutorado em Odontologia Restauradora UNESP SJC/Universität Regensburg Alemanha.

IMG_49692-300x200

2018-01-30T12:18:22+00:00 Curiosidades, Odontopediatria, Orthoi, Ortodontia|