O QUE É SELANTE DENTÁRIO? QUANDO DEVEM SER UTILIZADOS?

O QUE É SELANTE DENTÁRIO? QUANDO DEVEM SER UTILIZADOS?

A superfície oclusal dos dentes posteriores apresentam irregularidades e depressões chamadas de sulcos, fóssulas e fissuras, criando um ambiente propício para a retenção de resíduos, dificultando sua remoção durante a escovação.

Selantes são materiais restauradores que apresentam a capacidade de escoar nessas superfícies, atuando como uma barreira mecânica que impede o contato direto entre a placa bacteriana e a superfície do dente.Quando os selantes foram propostos, preconizava-se o selamento de todas as superfícies oclusais com o objetivo de prevenir o aparecimento de cárie. O grande problema, é que com o tempo, em muitos casos, esses selantes se deterioravam e as bactérias conseguiam se infiltrar, formando lesões cariosas em baixo desses materiais.Hoje a indicação do selante deve ser criteriosa. A odontopediatra deve avaliar o risco individual de cada criança em desenvolver lesão de cárie, levando em consideração o tipo de dieta, higienização, histórico de cárie e características anatômicas dos dentes. Através de um criterioso exame clínico associado ao histórico da criança, a odontopediatra saberá qual será a necessidade ou não de sua indicação. Lembrando que um acompanhamento periódico deve ser realizado para garantir um sucesso do tratamento preventivo ou restaurador. A ORTHOi está preparada com profissionais especializados para receber todas as crianças e ajudar os papais e mamães a cuidar do sorriso de seus filhos!

 

Profa Dra Aletéia Fernandes, Odontologia para Bebês, Mestrado e Doutorado em Odontologia Restauradora UNESP SJC/Universität Regensburg Alemanha.

IMG_49692-300x200

2018-01-30T12:18:29+00:00 Odontopediatria|