Quando nasce o primeiro dentinho do bebê?

Quando nasce o primeiro dentinho do bebê?

Normalmente os bebês nascem edêntulos (sem dentes), existem porém casos de recém nascidos que possuem dente na cavidade bucal desde o nascimento (dente natal) e também aqueles que apresentam erupção dentária após alguns dias de vida (dente neonatal). A primeira consulta do bebê à Odontopediatra deve ser realizada antes do nascimento dos primeiros dentinhos, por volta dos 4 meses de vida, após as primeiras vacinas. Entretanto, se o bebê apresentar dentes natais e/ou neonatais, uma consulta deve ser realizada o mais breve possível, já que os mesmos podem causar dificuldades à criança ou à mãe na amamentação. A Odontopediatra avaliará a necessidade de se fazer qualquer tipo de procedimento para cuidar das mamães e bebês.

A erupção dos dentes decíduos (de leite) inicia-se normalmente por volta dos 6 meses de vida do bebê, momento em que a dieta dele passa a incluir alimentos sólidos; sabe-se porém que esse nascimento pode adiantar ou atrasar. Não há nada de errado se o dentinho do seu bebê erupcionar aos 4 ou aos 9 meses de vida. O importante é que os papais e mamães estejam preparados e bem orientados para agirem da melhor forma nessa fase tão importante da vida de seus filhos.

A chegada do primeiro dentinho para muitos bebês pode ser um processo marcado por dor, irritação e febre baixa. Os primeiros sintomas começam por volta de um mês antes da erupção, onde o bebê começa a babar mais que o normal. Para aliviar o sofrimento, o bebê pode começar a morder pessoas e objetos. Para melhorar o incômodo é recomendado o uso de mordedores, especialmente os gelados, além de massagens na a gengiva.

A partir do primeiro dentinho, outros vão surgirão, um atrás do outro e normalmente nessa sequência: primeiro os dois incisivos centrais inferiores, depois os dois superiores, em seguida os que ficam ao lado, e dali para o fundo. Por volta dos dois anos de idade, a maioria dos bebês já apresentam todos os dentes decíduos na boquinha.

Vale a pena lembrar que a realização de uma boa escovação, uso de fio dental assim como limpezas no consultório odontológico devem ser realizadas desde o nascimento do primeiro dentinho. A equipe ORTHOi está preparada e para receber todas as mamães, papais para acompanhar o nascimento dos primeiros dentinhos de seus bebês.

 

Profa Dra Aletéia Fernandes, Odontologia para Bebês, Mestrado e Doutorado em Odontologia Restauradora UNESP SJC/Universität Regensburg Alemanha.

IMG_49692-300x200

2018-01-30T12:18:25+00:00 Odontopediatria|